SAIBA O PORQUE?
A multinacional taiuanesa Foxconn, fabricante de aparelhos como o iPod, iPad e o iPhone - e envolvida em uma onda de suicídios de seus empregados em fábricas chinesas - anunciou que deixará de pagar compensações aos familiares de trabalhadores que se matarem. A decisão foi tomada depois que a direção afirmou que alguns dos empregados que se suicidaram neste ano - dez, além de outros três que tentaram o suicídio e fracassaram - o fizeram para que suas famílias recebessem uma indenização. Os comentários geraram muita polêmica no país chinês e, no ricochete, ocorreram grandes protestos de organizações sindicais internacionais. As informações são da agência oficial Xinhua. Foxconn, no entanto, mantém sua teoria e assegura que tomou esta medida "para evitar que empregados se matem para obter uma grande soma de dinheiro para suas famílias", e assegura que tem provas indubitáveis de que o suicídio foi o motivo em alguns dos casos.
A maioria dos familiares de empregados que se suicidaram recebeu uma indenização de 100 mil iuanes (cerca de US$ 14,6 mil). Os suicidas eram quase todos jovens recém chegados à firma que provinham de zonas rurais e pobres da China, alguns deles com problemas emocionais como desilusões amorosas ou tristeza por terem deixado suas localidades natais.
A Foxconn Também contratou psiquiatras, disponibilizou linhas telefônicas de apoio para os empregados que sofram depressão e até realizou rituais religiosos na companhia.
Produzindo aparelhos para boa parte das multinacionais tecnológicas do Ocidente - como Apple, Dell, Hewlett-Packard, Nokia, Nintendo, Sony, entre outras - a Foxconn emprega 800 mil trabalhadores na sua unidade da China, dos quais 400 mil trabalham na cidade de Shenzhen, onde aconteceram 13 tentativas de suicídio. Sua produção é baseada em contratos com outras empresas de tecnologia. Entre seus produtos mais famosos estão o Mac mini, o iPod, o iPad e o iPhone da Apple. Ela também fabrica placas-mãe baseadas nos chips da Intel, para a Intel Corp e vários outros componentes para empresas internacionais como Dell e Hewlett-Packard. Também saem de suas linhas de fabricação o PlayStation 2 e o PlayStation 3 da Sony; o Wii do Nintendo; o Xbox 360 da Microsoft, e telefones celulares da Motorola.
sexta-feira, 18 de junho de 2010
DENUNCIA- FABRICANTE DO IPOD VIVE UMA ONDA DE MORTES ENTRE OS SEUS FUNCIONARIOS!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
0 comentários:
Enviar um comentário