GLOBO PERDE AUDIÊNCIA PARA TV A CABO
Um dos vilões que estão tirando audiência da Globo, principalmente de sua novela das oito, é cria da própria Globo. Segundo o Ibope, boa parte da audiência perdida pela TV aberta em maio migrou para canais pagos distribuídos pela Net, operadora da qual a Globo é sócia.
Em maio, o Ibope registrou na Grande São Paulo um crescimento anormal da audiência dos chamados “outros canais”. Entre esses canais estão emissoras abertas que operam em UHF e via parabólicas, como a TV Aparecida (que chega a dar 1 ponto) e, principalmente, canais pagos. Ao todo, são mais de 200 canais.
Os “outros canais”, que nos relatórios do Ibope aparecem sob a sigla OCN, vêm crescendo nos últimos anos, mas nunca registraram um aumento de mais de décimos em um só mês. Em maio, no entanto, “explodiram”: juntos, eles cresceram 36%. De 4,5 pontos na média diária (7h/24h) de abril, saltaram para 6,1 em maio. Passaram a ser a terceira maior “rede” do país, à frente do SBT (5,1). No horário nobre (18h/24h) somaram 8,3 pontos e não ficaram muito atrás da Record (10,3).
O estrago dos OCNs está sendo maior justamente no horário de Passione. Anteontem, por exemplo, a novela marcou 33,4 pontos. No mesmo horário, a Record teve 10,9 pontos e os OCNs, 7,4 _o SBT ficou com 5,1. Isso indica que telespectadores recém introduzidos à TV paga podem ter aproveitado a mudança de novela das oito para experimentar canais pagos.